No divã: tímido ou introvertido?

Introvertido é sinônimo de quieto. Portanto introvertido e tímido são personalidades diferentes, que podem conviver juntas ou não.

introvertidointrovertgraphic

“Finalmente, um esclarecimento pequeno, porém muito importante: timidez e introversão são palavras usualmente empregadas com sentido semelhante, mas definem coisas diferentes. Um introvertido pode eventualmente ser tímido, mas não necessariamente é. Tímidas são pessoas que gostariam de mudar seu comportamento por temerem as consequências dele (o verbo latino timere, origem da palavra, significa “ter medo”). Introvertidos não compartilham dessa necessidade. Eles não sentem falta de ser o que não são, nem qualquer receio de continuar sendo como são.”

via Susan Cain – O poder dos quietos

Um coisa interessante é que quando eu era pequena além de introvertida eu era um pouco tímida e isso durou até a adolescência, mas eu não-necessariamente sofria com isso. A minha timidez se dava pelo fato de eu temer o julgamento dos outros, principalmente se eu tinha algum interesse afetivo pela pessoa, no caso era mais com algum menino do que com o restante das pessoas. Também acontecia durante alguma apresentação, por que, ao contrário do que diz o horóscopo leonino, eu não gosto de chamar a atenção do grande público, assim como odeio que me façam de invisível rs. Num contexto geral, eu nunca me preocupei muito com o que as pessoas ao meu redor pensavam sobre mim, sobretudo com aqueles aos quais eu não tinha nenhum tipo de interação. Sempre tive meu grupo de amigos, saía, passeava, me dava bem com a classe e, nunca precisei me destacar de forma nenhuma pra manter essas amizades. Meus problemas diários eram coisas que toda criança passa durante o processo de aprendizado da vida. Fiz amizades, me apaixonei, respeitava meus professores, evitei brigar (mas se fosse preciso não fugiria de uma briga), num contexto geral: vivi minha vida pacificamente. Depois de um tempo, quando você aprende que a vida não é um bicho de sete cabeças e começa a descobrir coisas e pessoas novas, você perde a “timidez”.

Nunca deixei nem vou deixar de ser introvertida, faz parte de mim, da minha personalidade. Mas não sou infeliz por isso, ao contrário. Só gostaria que as pessoas aprendessem a lidar com isso e evitassem jargões do tipo: “você está triste hoje? ta tão quieta?”.

BackTTFuture_115Pyxurz-620x465

Geeente, se eu estou quieta é porque, ou estou pensando/matutando algo ou simplesmente não quero conversar/não tenho assunto no momento. Não porque estou com raiva, triste ou sei lá qualquer desculpa. Tenha certeza, de que quando estiver com raiva, eu vou deixar isso bem claro. Quer conversar comigo, eu sou toda ouvidos, adoro conversar. Mas vem com um assunto interessante, que me faça querer conversar com você. Por que além de introvertida tenho certeza que passo por momentos de déficit de atenção quando o assunto é muito chato hahaha 

Eu sou uma introvertida não tímida, entendeu a diferença?

Olhar-Usui-takumi-usui-x-misaki-ayuzawa-14265129-1280-720

Yes. I’m an introvert. I don’t hate people.

momento: “tomo papudo?” hahaha Tia Vivian é a melhor!

Deixe um comentário

