Livro “O poder dos quietos” de Susan Cain

O Poder dos Quietos

Conheça o livro-manifesto de libertação dos introvertidos e faça o teste para ver se você tende à extroversão ou à introversão

Entre uma aula e outra, todos aproveitam para conversar. Todos menos uma aluna. Ela pega o livro da bolsa e começa a ler em meio à conversa ruidosa da sala. “Coitada, é tão quietinha”, dizem. “Ela deve ter algum problema”, dispara a turma do bullying. Mas na cabeça da menina não passa nenhum pensamento dolorido, ela está fascinada com as aventuras de Holden Caulfield. A menina não tem problemas, nem merece pena, na verdade ela não está ligando muito para as coisas ao seu redor: existe um mundo interior incrível que a mantém ocupada. Ela é introvertida.

Durante muito tempo, os adjetivos “comunicativo” e “carismático” foram usados para elogiar as pessoas, enquanto gostar de ficar quieto e rejeitar ser o centro das atenções sempre foi visto como um problema a ser superado. No ano passado, a pesquisadora e escritora Susan Cain lançou um livro que pretende libertar os introvertidos dos olhares e julgamentos alheios.O Poder dos Quietos (Editora Agir) mostrou que eles têm, sim, seu valor. Ela levantou pesquisas que relacionam os introvertidos com imaginação, criatividade, persistência, capacidade de analisar riscos, entre outras habilidades.

E a julgar pelo sucesso de vendas, dá para perceber que existem muitos introvertidos mundo afora que gostariam de ler que não há nada de errado com eles – Susan escreve que pelo menos um terço do mundo tende para a introversão. Ela critica o que chama de Ideal de Extroversão, “a crença onipresente de que o ser ideal é gregário, alfa, e sente-se confortável sob a luz dos holofotes”, descreve.

Grr.. Introversão não é doença!

Foi o famoso psicólogo Carl Jung quem popularizou a divisão da personalidade entre os polos introvertido e extrovertido. Enquanto os introvertidos voltam sua energia para o mundo interior e, portanto, preferem menos estímulos externos, os extrovertidos focam sua energia no mundo exterior e adoram novidades e aventuras. O extrovertido prefere falar, o introvertido, ouvir.

É claro que é impossível encontrar alguém pura extroversão ou introversão. Existem muitas pessoas que são introvertidas em algumas situações e extrovertidas em outras, mas a grande contribuição do livro de Susan é mostrar que o mundo, especialmente as escolas e o mercado de trabalho, é projetado para os extrovertidos. Para sermos bem-sucedidos, nos aconselham a ousar e ser sociável. A norteamericana se pergunta se não estamos oprimindo os introvertidos e perdendo as coisas que eles poderiam criar se fossem respeitados como são. Na lista dessas criações, estão a teoria da gravidade, a teoria da relatividade, inúmeras obras literárias e até o Google.

http://embed.ted.com/talks/lang/pt-br/susan_cain_the_power_of_introverts.html
As ideias principais de O Poder dos Quietos estão resumidas na palestra que Susan Cain no TED

Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros? (Mario Quintana)

Introversão ou extroversão não deveriam ser qualidades ou defeitos, mas apenas características da personalidade das pessoas. O discurso muda quando se fala em timidez, que é algo diferente da introversão. Enquanto o introvertido prefere ficar na sua, o tímido tem aversão ao contato social, pois tem medo de ser julgado. “Diferente do tímido, o introvertido até se expõe, mas não faz questão de fazê-lo, pois gosta mais de passar tempo consigo mesmo. Ele não tem medo de ser rejeitado, ele simplesmente não está nem aí”, explica o psicólogo Dínerson Fiuza em entrevista ao Labirinto. Frequentemente a timidez é prejudicial, pois atrapalha a vida da pessoa. Nesses casos, o psicólogo alerta: é preciso procurar ajuda. (Veja dicas para lidar com a timidez na entrevista completa em O inferno são os outros)

Quando adolescente, a escritora Vanessa Barbara foi punida por não interagir com seus colegas. “Sou a única pessoa que conheço a tomar uma advertência por ser antissocial”, disse em entrevista ao Labirinto. Ela conta como foi sua adolescência e dá conselhos para outros tímidos e introvertidos: “em alguns casos vemos que é necessário passar por cima da timidez, mas nunca se deve fazer isso em prejuízo de si mesmo. Quando uma coisa é muito torturante, o melhor é ser legal consigo mesmo e não se exigir tanto.” (para ler a entrevista completa, veja Memórias de uma jornalista tímida)

AQUI VAI UM PEQUENO TESTE| Você é introvertido ou extrovertido?
No livro O Poder dos Quietos, Susan Cain formula um teste para as pessoas que não tem certeza sobre sua posição dentro do espectro introvertido-extrovertido. Conte quantas afirmações são verdadeiras para você.

1. Prefiro conversas individuais a atividades em grupo.

2. Geralmente prefiro me expressar por escrito.

3. Gosto da solidão.

4. Pareço me importar menos que meus colegas com fama, fortuna e status.

5. Não gosto de jogar conversa fora, mas gosto de tópicos profundos que importam para mim.

6. As pessoas dizem que sou um bom ouvinte.

7. Não gosto muito de correr riscos.

8. Gosto de trabalhos que me permitam “mergulhar” com poucas interrupções.

9. Gosto de celebrar aniversários de maneira reservada, com apenas um ou dois amigos ou familiares.

10. As pessoas me definem como alguém “de fala mansa” ou “meigo”.

11. Prefiro não mostrar meu trabalho ou discutir sobre ele com os outros até ter terminado.

12. Não gosto de conflitos.

13. Trabalho melhor sozinho.

14. Tendo a pensar antes de falar.

15. Sinto-me exaurido depois de estar em público, mesmo que tenha me divertido.

16. Às vezes deixo ligações caírem na caixa postal.

17. Se tivesse que escolher, preferiria passar um fim de semana com absolutamente nada para fazer a um com muitas coisas programadas.

18. Não gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

19. Consigo me concentrar com facilidade.

20. Em situações de sala de aula, prefiro palestras a seminários.

RESULTADO
Quanto mais tiver respondido “verdadeiro”, mais introvertido você provavelmente é. Se tiver um número parecido de “verdadeiros” e “falsos”, provavelmente você é um ambivertido – sim, essa palavra existe. E aí, descobriu o óbvio ou se surpreendeu com o resultado? Comentaí! 🙂

.

Bem, vocês podem não saber mas eu sou uma pessoa introspectiva. E, digamos que fiquei muitíssimo feliz, sim senhora, com o lançamento desse livro, porque de mais a mais, as pessoas tendem a ter muitos mal-entendimentos por minha causa, não apenas por esse fato mas também por eu não saber muito bem como me expressar e as pessoas não serem atentas o bastante pra perceber e/ou saberem lidar com isso.

Então aqui fica minha dica pra vocês queridos leitores, que se identificam ou identificam alguém assim.

.

livro download: Ebooks Minhateca.com.br

ou aqui O Poder Dos Quietos – Susan Cain

via http://nolabirinto.com/comportamento/poder-quietos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s