FAU UBC 2011

Essa é uma notícia um pouco antiga, mas vale a pena lembrar, pois foi um daqueles acontecimentos que nunca se esquece, ou melhor, guarda-se pra sempre lá no cantinho caloroso do coração.

Em 2011, os alunos da FAU UBC e do Design fizeram uma viagem estudantil internacional rumo á Medellin (localmente: [mede’ʝin] ou Medeline é uma cidade da Colômbia, capital do departamento de Antioquia, Colombia). Cidade importante por sua história e o rumo que a cidade tomou após a decisão de renovação pelo governo local e o departamento de Antioquia. Deve-se a isso, o fato de haver sido a cidade sede dos Jogos Panamericanos de 2010 e também, á necessidade urgente de motivação do povo e melhoria social, educacional, etc..

No site da Universidade Braz Cubas, há uma matéria sobre isso. E aqui está:

 
Arquitetura e Decoração da UBC integram projeto internacional
” Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade Braz Cubas (UBC) iniciaram um projeto acadêmico de intervenções sobre o território latino-americano, com projetos arquitetônicos e urbano na cidade de Medellín,Colômbia. Recentemente, também organizaram o I Workshop Internacional de Projeto Urbano e Arquitetônico, também em Medellín, que ocorreu entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro de 2011.

A Universidade foi representada por 40 alunos dos cursos de Arquitetura e Design e pelos professores Ricardo Hatiw Lu, Elvis Vieira, Carlos Costa e José Francisco Xavier Magalhães, que se empenharam para viabilizar a viagem. “Fomos gentilmente recebidos na Prefeitura Municipal de Medellín, na EDU (Empresa de Desenvolvimento Urbano) e na Universidade Nacional da Colômbia – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que se interessou muito em estabelecer parcerias com nossa Universidade”, destaca o Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da UBC, Prof. José Francisco Xavier Magalhães.

O Workshop foi de extrema importância para refletir e dar respostas à realidade contemporânea das cidades latino-americanas. “Para nossa surpresa, a área de estudo que escolhemos para trabalhar também é utilizada em um curso de especialização da pós-graduação. Fizemos inúmeras visitas nas diversas intervenções realizadas em Medellín, o que foi bastante proveitoso. Com certeza, o crescimento pessoal, acadêmico e profissional do nosso aluno foi ampliado”, conta.

O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira foi destinada à exploração do território com a visita das áreas de intervenção e coleta de material. A segunda fase consistirá em elaborar um projeto de intervenção que será apresentado na Semana de Arquitetura, em novembro, e encaminhado como contribuição para os projetos desenvolvidos na cidade colombiana e, posteriormente, para Mogi das Cruzes.

Medellín – Fica em um vale há um pouco mais de 1500m de altitude, sendo cercada de montanhas que ultrapassam os 2100m. Muitas dessas encostas estão ocupadas por favelas. Apesar disso, a cidade tem se transformado nos últimos anos com importantes intervenções urbanísticas e arquitetônicas. Localizada no centro geográfico do Vale da Aburrá, fica sobre as montanhas centrais da Cordilheira dos Andes. “

Grupo que participou do evento em Medellín (Foto: Divulgação)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s