Compartilhando..

Dez capelas em Angra dos Reis serão restauradas por alunos de arquitetura da UFF
Programa tem como objetivo preservar e recuperar as características artísticas e históricas das construções

Por Mauricio Lima

Serão restauradas as capelas de Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Dois Rios, Araçatiba, Parnaioca, Longa, Saco do Céu, Matariz e Aventureiro, localizadas na Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), serão restauradas a partir de projetos realizados por alunos da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF).

O programa, que tem como objetivo preservar e recuperar as características artísticas e históricas de construções, foi possível pelo Inventário de Bens Imóveis Históricos do Município de Angra, que vem sendo realizado há dois anos por intermédio do acordo de cooperação técnica entre a Fundação Cultural de Angra (Cultuar), ligada à prefeitura da cidade. O projeto está recebendo apoio da TurisAngra e da Subprefeitura da Ilha Grande.

Trinta alunos do último período do curso, acompanhados pelo professor José Pessoa e Ana Carmen Jara Casco, estiveram nos dois primeiros fins de semana de outubro na Ilha Grande visitando as construções para fazer levantamento métrico e fotográfico e apreensão de memória oral com antigos moradores das comunidades, devido à ausência de registro histórico, documental e cultural.

As outras duas capelas existentes na ilha – uma na Freguesia de Santana e outra no Bananal – ficaram fora do projeto porque, segundo a arquiteta da Cultuar, Ana Nascimento, a primeira já tem projeto pronto e a segunda necessita de um projeto menos complexo, que deverá ser feito pela própria fundação.

Conteúdo por AU (Revista de Arq. e Urbanismo)
http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/dez-capelas-em-angra-dos-reis-serao-restauradas-por-alunos-239205-1.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s